quarta-feira, 7 de setembro de 2011

SAKURA MATSURI

                      

                A FESTA  DA  FLORADA  DA CEREJEIRA





E ENTÃO??? DEUS EXISTE !! SENÃO COMO SE EXPLICARIA ESTA OBRA MARAVILHOSA.

E cá estamos nós em Frei Rogério na Sakura   matsuri. A grande festa que a Colônia Japonesa de Frei Rogério, faz acontecer todos os anos no inicio da primavera, quando floresce a árvore mais linda  que já se admirou.Isto acontece a 14 anos.Essa população Japonesa vive aqui em Frei Rogério,há 43 anos.
Haaa!   importante  saber que a florada dura apenas 2 dias. Aí começam a cair, pétala por pétala todas as flores. Como eles sabem,  que isto vai acontecer exatamente neste dia programado, quando o serviço de meteorologia  erra tanto???  Só esse povo tão simples e extremamente sabio e inteligente pra acertar com antecedência.  Mas aí entra também uma técnica desenvolvida por eles.  Plantam as árvores da Cerejeira (só dá flores. Nada a ver com a outra), em várias  épocas  do ano, e assim a floração ocorre em dias variados. As flores que se vêem no parque   são maravilhosas.
 Nesta festa de 2011, estivemos em torno de 4.000 pessoas. foi  um dia muito especial. Aconteceram   shows de bandas e  danças durante todo o dia, onde fica  o parque e também o centro de eventos. Enquanto acontecia  o show, visitávamos outras dependências para saber um pouco mais dessa cultura milenar tão importante.
AO TERMINAR A CERIMÔNIA DE INÍCIO DA FESTA, FOI LIDA UMA MENSAGEM QUE EMOCIONOU  A TODOS PRESENTES AQUELE LOCAL. TRANSCREVO LOGO ABAIXO PORQUE ACHO IMPORTANTE PARA TODOS.
A equipe do BOM DIA SC  esteve o tempo todo documentando a festa. Obrigada por me ceder as fotos
As demais sáo obras do Tito e do Marco Aurelio


 













POEMA DE AMOR e agradecimento  A VIDA
                        
                    SE PUDÉSSEMOS TER CONCIÊNCIA DO QUANTO   NOSSA VIDA É CURTA, TALVEZ PENSSÁSEMOS DUAS VEZES ANTES DE JOGAR AS OPURTUNIDADES QUE TEMOS DE SER E FAZER OS OUTROS FELIZES.                                                                                                               Muitas flores são colhidas cedo demais. Há sementes que nunca brotam e há aquelas flores  que vivem  a vida inteira, até que pétala por pétala, tranqüilas, se entregam ao VENTO.
       Mas nós não sabemos adivinhar. Não sabemos por quanto tempo estará enfeitando esse nosso jardim e tampouco aquelas flores que foram plantadas ao nosso redor. E descuidamos. Cuidamos pouco. De nós,  dos outros.                                                        Nos   entristecemos  por coisas pequenas e perdemos minutos e horas preciosas. Perdemos  dias , ás vezes anos. Nos   calamos  quando deveríamos falar;  Falamos demais, quando deveríamos ficar em silêncio.                                                                                            Não damos o abraço que tanto nossa alma pede, porque algo em nós  impede essa aproximação. Não damos aquele  beijo carinhoso  “porque não estamos acostumados com isso”. E não dizemos que gostamos, porque achamos que o outro sabe automaticamente  o que sentimos.                                       passa a noite e chega o dia. O  sol nasce e adormece e continuamos fechados em nós.  Reclamamos do que não temos ou achamos que não temos o suficiente. Cobramos. Dos outros. Da vida. De nósmesmos.                                                                                         Costumamos comparar nossa vida com a daqueles  que possuem mais que nós.Que tal se experimentássemos nos  comparar com aqueles que tem menos?  Faria uma grande diferença.                      E o tempo passa...Passamos pela vida , não vivemos. Sobrevivemos, porque  não  sabemos fazer outra  coisa. Até que  inesperadamente  acordamos e olhamos para traz. E perguntamos, e agora???
         Hoje, ainda é tempo de reconstruir  alguma coisa. De  dar o abraço carinhoso, de dizer uma palavra amiga, de agradecer pelo que temos. Nunca se é jovem demais ou velho demais para amar. Devemos dizer uma palavra gentil ou  fazer um gesto carinhoso. Não olhe para traz. O que perdemos, perdemos. Olhe para frente! Ainda está em tempo de apreciar as flores que estão inteiras ao nosso redor. Ainda é tempo de voltar-se para dentro e agradecer pela vida.




E NÃO É QUE LÁ ESTAVAM AS GLICÍNIAS DA MINHA INFÂNCIA? FOI MUITO BOM  REVE/LAS. SENTIR  TODO O PERFUME QUE EXALAM. VOLTAR UM POUCO Á UM TEMPO TÃO FELIZ E TÁO DITANTE.










DEPOIS DE DOIS DIAS DA FLORADA,


AS PÉTALAS VÃO SE SOLTANDO AO VENTO.


UMA A UMA.....
E AI A QUERIDA "CHICA", JAPONESA  LEGÍMA, COM TODA A PACIÊNCIA DO MUNDO ME AJUDOU  MONTAR  UM ARRANJO DE FLÔRES. IKEBANA . ELA ESTRANHOU UM POUCO A MINHA FALTA DE PACIÊNCIA, A PRESSA QUE SEMPRE TENHO PARA FAZER AS COISAS. ME DISSE QUE DEVEMOS TER, ALEM DA CONCENTRAÇÃO, MUITA PACIÊNCIA E AMOR EM TUDO QUE FAZEMOS. NO FINAL ESTÁVAMOS AMIGAS. UM BEIJO GRANDE PARA ELA. QUE BUDA A CONSERVE SEMPRE ASSIM. AMAVEL, TRANQUILA,GENEROSA E O MELHOR: CHEIA DE PACIÊNCIA COM AS PESSOAS.

                                                   

                                         
 As flores colocadas no alto representa DEUS
As intermediarias os SERES HUMANOS
As da base jutamente com a ÁGUA, representam a TERRA.
 As flores intermediárias e as da base, devem ser sempre colocadas olhando para cima. Para o PAI.
Agora,  alguns ramos verde que representam a FARTURA e PROSPERIDADE. Tudo feito com muito AMOR, PACIÊNCIA,CONCETRAÇÂO e CARINHO. Agora é só ofertar a quem quiser.(uma dica: corte as flores com tesoura dentro d´agua.durarão mais tempo.)


 Começa escolhendo as flores que vou
usar.Pela intuição e a quem vou oferecer.
O galho mais alto representa  DEUS.
  

Um comentário:

  1. O evento foi maravilhoso mesmo e contado por suas palavras torna-se um poema!
    Desde criança aprendi a admirar a cultura japonesa e ir à celebração da florada da cerejeira foi como experimentar em pedacinho do Japão de antigamente, da era pré-eletrônica.
    Arigatô aos habitantes de Frei Rogério!

    ResponderExcluir