quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Minha casa

           Quando meu pai comprou nossa segunda casa, era uma casa muito velha, num grande e magnífico terreno. A casa foi desmanchada  e feito outra bem grande, com sótão e porão. Tinha esconderijo em todas as direções. Um grande e confortável galpão, para abrigar a vaca e os galos de rinha (o xodó de meu pai) e o ‘tambor “ onde os galos eram treinados.
No terreno havia um maravilhoso “olho dágua”  que jorrava a céu aberto, a água mais cristalina e saborosa que alguém pode ter visto.Árvores nativas estavam junto a fonte. Mais tarde meu pai plantou algumas macieiras e conservou outras frutíferas que já tinha na propriedade. Também era  um lindo pomar.
Mas a coisa mais linda que tinha nesta casa,  eram as flores! Malva-rosa, flor de pessegueiro, copos de leite, lírios de S. José branquinhos e perfumados, saudades, margaridas,  rosa antiga, que ao lembrar sinto o perfume. E  tantas outras. Porem, uma trepadeira não me sai da memória. Era muito antiga e dava cachos lilases com um perfume ímpar. Seu nome é Glicínia. Nome de rainha! As abelhas estavam sempre em busca de seu mel.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário