quarta-feira, 10 de agosto de 2011

respeito a natureza

            Respeito a Natureza
                  Meu pai me ensinou muito sobre a Natureza. Quando eu era  criança, tinha em nossa casa, o mais lindo pomar que já existiu.Laranja, pêra de três variedades, ameixa preta, amarela, hummm.  Tinha uma compridinha, que dava no final da estação, quando já não havia mais ameixas. Nunca mais eu vi igual em lugar nenhum.
 Maçãs também, de tipos variados. Meu pai chamava todas pelo nome: Califórnia, Raineta.....Eram mais de oito tipos diferentes.  Uma melhor que a outra.
 Uvas deliciosas. Rosê, a preta muito doce, a branca, tinha também aquela que se usa pra dar cor ao vinho. Meu pai não fazia vinho, mas ela estava lá pra gente apreciar. Quando se chupa, deixa os dentes pretos. Quem podava as parreiras, era meu Avô David. Ele trouxe da  Itàlia  a  época e a forma certa   de fazer isso.
Pêssegos maaaravilhosos!! Um branquinho muito doce, salta caroço, um mais amarelo..Mas o Campeão era mesmo aquele grande,  que na época se chamava Pêssego de Natal .Pois amadurecia bem no Natal.Nossa Mãe fazia compotas que a gente comia durante o ano.
Pra não dizer que não falei de Figos... Duas figueiras enormes,  produziam muitos figos. O difícil era descascá-los verdes para fazer os doces.Os dedos ficavam as vezes em “carne viva”. Porem quando se comia o doce,o trabalho já estava esquecido.Para o Natal nossa Mãe sempre fazia licor com folhas de figueira.  
   Recentemente  perguntei a minha irmã, onde há mais de setenta anos,  nosso pai conseguia em Lages, os enxertos de frutas tão variadas que existiam apenas na Europa?? Disse-me  ela quem vinham de São Paulo. Certamente através de uma importadora.
    Na horta também se plantava de tudo. Moranga, abóbora (que na época se dava as criação), melancia,moganga,gila,pepino.Batatadoce,batatainglesa,batatasalsa,aipim,couve,repolho, alface,ervilha,favas,feijões de vagem e de vara (que é o mesmo só que com baraços), cenoura, beterraba, cebola de cabeça, cebolinha, salsa, Mangerona, alho poro,alho de cabeça ...e por aí vai.   
Até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário